domingo, abril 30, 2006

Amigo de artistas

Recentemente uma amiga ficou extremamente ofendida porque eu disse que estaria doente no dia do show do namorado dela...
O que mais eu poderia dizer depois de já ter dito que achava a banda um porre e que tampouco simpatizava com os integrantes?
Deveria fingir que gostava, sorrir, e dizer que adorei?
Esse é o problema de ter amigos artistas, quando você não gosta do trabalho deles a situação fica bem complicada, porque se você disser que não gostou a amizade pode acabar, mas se você mentir que achou o máximo, você estará sendo desonesto, afinal quem seria mais indicado a criticar o seu trabalho que alguém que te conhece bem? Você gostaria que alguém elogiasse seu trabalho só para te agradar?



Imagine como deve ser para os amigos do Gerald Thomas?


Depois de passar milhões de vezes por esta situação, resolvi adotar a conduta de dizer a verdade sempre, o problema é que justamente por isso as pessoas passaram a me procurar ainda mais para avaliar seus trabalhos, afinal, eu era uma pessoa confiável e extramamente sincera. Mas isso me levou a esbarrar em uma outra questão: como fazer para criticar sem desmotivar as pessoas? Até que ponto devemos ser sinceros?
E quando a situação se inverte e seus amigos é que vão analisar o seu trabalho, eles serão sinceros também ou vão te tratar "café-com-leite" para não te desmotivar?
Tenho pensado muito nisso ultimamente, minha sorte é que tenho amigos muito talentosos, mesmo assim a cada dia que passa conhecemos mais gente, mais trabalhos, músicas mal feitas, filmes de mal gosto, muita exposição de cerâmica e intervenções artisticas...

Aliás, atores, me esqueçam.