Quando me disseram que meu pai tinha morrido eu corri para o cinema e fiquei internada lá até conseguir conversar com as pessoas. E está é uma atitude comum.
Foi para o cinema também que eu arrastei todas as pessoas que eu amava, meu primeiro trabalho foi ligado ao cinema e grande parte da minha criação se deve a ele, afinal quando os pais trabalham fora e você mora em apartamento, seus melhores amigos são o vídeo e a tv a cabo.
Mas por que você está dizendo isso tudo, Karen Cunha?
Bom, isso é apenas uma desculpa para esculhambar o quarto pior filme da minha história com o cinema: A DAMA DE HONRA (Claude Chabrol).

Bem no estilo "Os Amantes da Lady Chaterlain". Quando vi este cartaz soube na hora que o filme era ruim. Tarde demais...
O filme conta a história de um jovem bem sucedido, responsável e bonitão (o mesmo ator de a Professora de Piano) que se envolve numa "trama de suspense, intriga e sedução" após conhecer uma jovem sensual e de olhar obtuso no casamento de sua irmã mais velha.
Daí pra frente fica fácil imaginar: apenas clichê sobre clichê.

A Dama de Honra. Certamente Chabrol entrou na loja de cosmético e perguntou para a vendedora: "Nossa, você tem um olhar obtuso. Quer fazer um filme de arte?"
A diferença entre uma "trama de suspense, intriga e sedução" feita por um diretor que já foi considerado um dos maiores da nouvelle vague (ao lado de Truffaut, Rohmer e Godard) e qualquer um que dirige filmes para a tv que passam no Supercine, é que a primeira recebe 4 estrelas nos principais jornais e a segunda é expurgada pela critica e considerada de segunda linha.

Sedução...suspense...
Eu gargalhava em várias cenas que eram para ser sérias, morria de vergonha. Durante uma cena lá eu não aguentei e sai correndo para o banheiro. Fui me esconder.
O filme era cercado de simbologia o que não aumenta em nada o valor dele, afinal, de que adianta você colocar uma pia de mármore na cozinha se o encamamento estourou?
Resumindo: uma bomba! Uma vergonha!
Lamento muito pelo Chabrol, mas acho que tá na hora de rolar uma aposentadoria.
A Dama de Honra (La Demoiselle d'Honneur)
França, 2004 - 110'
Direção: Claude Chabrol. Elenco:Benoit Magimel, Laura Smet, Aurore Clement
Cotação: o fim da picada
Relembrando a lista dos piores filmes da minha história com o cinema:
1- O Pornográfo (Bertrand Bonello) - LIDER ABSOLUTO!
2- O Fio da Inocência (Atom Egoyan)
3- Monsieur N. (Antoine de Caunes)
4- A Dama de Honra (Claude Chabrol)
|