domingo, novembro 19, 2006

Letra comentada

Claudinho e Buchecha
Nosso Sonho

Naquele lugar, naquele local
era lindo o seu olhar
Eu te avistei, foi fenomenal
Houve uma chance de falar

(tentem imaginar o sofrimento do poeta ao tentar expressar à sua musa o que ele estava sentindo)

Gostei de você quero te alcançar
Tem um ímã que fez o meu hospedar (lindo!!)
Nossas emoções, eram ilícitas
Que apesar das vibrações,
Proibia o amor em nossos corações (amor proibido/ culpa católica)

Ziguezaguiei no vira, virou
você quis me dar as mãos, não alcançou
Bem que eu tentei, algo atrapalhou
a distância não deixou

Foi com muita fé, nessa ilustração,(fé = catolicismo/ilustração = arte = paganismo)
que eu não dei bola para a ilusão. (amor x ilusão)
Homem e mulher, ira em inversão (o que vem a ser ira em inversão?)
bate forte o coração

Tumultuado o palco quase caiu
Eu desditoso, e você se distraiu.
Quando estendi as mãos, pra poder te segurar,
já arranhado e toda hora vinha uma, (preste atenção na dubiedade desta frase)
A impressão que o palco era de espuma.
Você tentou chegar, não deu pra me tocar. (tocar o próprio corpo?)

Nosso sonho não vai terminar desse jeito que você faz
Se o destino ADJUDICAR, esse amor poderá ser capaz,
gatinha.
Nosso sonho não vai terminar desse jeito que você faz
E depois que o baile acabar, vamos nos encontrar logo
mais.


Na Praça da PlayBoy ou em Niterói
No Fazenda, Chumbada ou no COI.
Quitumbo, Guaporé, nos locais do Jacaré
Taquara, Furna e Faz Quem Quer.
Barata, Cidade de Deus, Borel e a Gambá
Marechal, Urucrânia, Irajá.
Mosmorana, Guadalupe, Sangue-Areia e Pombal
Vigário Geral, Rocinha e Vidigal.
Coronel, Mutuá-Pira, Itaguaí e Saci
Andaraí, Iriri, Salgueiro, Catiri.
Engenho novo, Gramacho, Méier, Inhaúma, Arará.
Vila Aliança, Mineira, Mangueira e a Vintém
Na Posse e Madureira, Nilópolis, Xerém.
Ou em qualquer lugar,
Eu vou te admirar.

refrão

Os teus cabelos cobriam os lábios teus (A)
não permitindo encontrar os meus (A)
e você é baixinha, gatinha eu vou parar (B)
Mas tudo isso porque eu me sinto coroão(C)
tu tens apenas metade da minha ilusão(C)
(mais uma vez o amor ligado a ilusão)
teus doze aninhos permitem somente um olhar
(B)

(vejam que apesar de se declarar no começo da música, o poeta se vê, mais uma vez, preso aos valores do catolicismo na hora de consumar a relação com sua jovem amada)

Nosso sonho não vai terminar desse jeito que você faz
Se o destino ADJUDICAR, esse amor poderá ser capaz,
gatinha.
Nosso sonho não vai terminar desse jeito que você faz
E depois que o baile acabar, vamos nos encontrar logo
mais.
(ao fim do poema, ele tenta superar a culpa e dar uma chance para o amor)

Me emociono um pouco quando penso no sofrimento desnecessário do cerumano por conta das leis e regras que ele mesmo criou.
O homem cria regras para viver melhor e depois vive rodeado de culpa, sente-se limitado, infeliz..
E daí que ela só tinha doze anos? O destino podia muito bem adjudicar, mas os homens..bem, esses seriam irredutiveis (provavelmente esta infração resultaria não só em prisão inafiançável, como também num coito homossexual forçado dentro das celas escuras e superlotadas).
Sofrido, sim! Mas um belo desabafo. (olhos lacrimejantes)
é por isso que todos nós temos um pouco de Claudinho e por isso que nós somos um pouco Buchecha.