sábado, fevereiro 24, 2007

Filosofia do Tédio

Acabei de ler um livro maravilhoso Filosofia do tédio, Lars Svendsen (Ed. Jorge Zahar). O autor norueguês mistura filosofia com cultura pop, pra explicar o tédio. Ele argumenta que o tédio é inevitável, mas que sua compreensão pode ajudar o individuo moderno a lidar com esse estado. Diferente dos picaretas que escreveram “o monge e o executivo” ou “Mais Platão, menos prozac”, o autor prepara um ensaio fenomenológico sobre o tédio, as bases tiradas da cultura pop não são incluídas pra obtenção de sucesso, sendo uma analise da cultura contemporânea, faz sentido usar fontes da cultura popular.

“Escrevi um ensaio, a maneira de Montaigne”, só que de uma forma mais subjetiva, usando muitas fontes diferentes, criando um tipo de colagem.

Pra mim Heidegger foi o filosofo que escreveu a mais detalhada analise do fenômeno do tédio, porem ele adverte no livro que o autor procura uma certa verdade que não se encontra, ele esta certo, por isso ele analisa Crash, livro de J.G. Ballard e filme dirigido por Cronemberg e depois Psicopata americano, alegorias sintomáticas do tédio contemporâneo.

“O individuo é aquele sujeito posto no mundo para realizar a si mesmo, esse é o grande projeto do sentido da vida. E muito de nos falhamos miseravelmente. O tédio pode ser visto como uma voz da consciência, que diz que sua vida não e nada, que sua carência de sentido precisa ser suprida. A conclusão é que o tédio pode ser uma fonte de auto-conhecimento. Não gaste sua vida tentando escapar do tédio. Apenas o aceite como parte da vida!”

Outra questão maravilhosamente abordada no livro e a diferença de tédio e melancolia. Ele assume a dificuldade da distinção. Como filosofo é mais tentador falar do tédio, pq a melancolia foi roubada pela estética, depressão pela psiquiatria, portanto o tédio estaria disponível? Ele coloca a seguinte questão de linguagem: “Quando alguém pergunta às pessoas, muito mais homens que mulheres reclamam de tédio. E muito mais mulheres do que homens reclamam de depressão”?

No começo do livro ele levanta essas questões, flertando com o medievalismo, niilismo e o romantismo contemporâneo da busca materialista. Sua abordagem não busca uma reposta, mas entende que uma sociedade precisa promover a capacidade de encontrar significado no mundo. O tédio é então gerado pela nossa incapacidade de se identificar com o mundo que nos cerca, em diferentes setores.

Não há solução para o tédio, e talvez um dos problemas de nossa época seja nossa dificuldade de suportá-lo (uma vez que a superação é quase impossível). È preciso então buscar sugestões de como apaziguar a nossa convivência entre realização e o estado profundo de solidão e distanciamento em que vivemos.