segunda-feira, outubro 10, 2005

ninguem dira que é tarde demais...

Ninguém dirá que é tarde demais...


_Não se faz um amor, o amor nasce!- disse ela sem jeito, com medo de Ter sim, de terminar essa coisa que seria seu último romance...
_Mas se esquece? E quando ele não sai? A gente pode amar outra pessoa?- perguntou ele, a ela, olhando com olhos entristecidos de quem um dia quis, sim, se apaixonar de novo...
_ Não sei... Acho que depende do amor... Se o amor for muito grande, acho que não. Daí não sobra espaço para nascer outro amor... Sabe, coisa de jardim e semente? Se o jardim não tem espaço para outra árvore, não adianta a gente plantar a semente ali... ela não germina. Acho até que ela fica tristonha... então, depois de lutar para nascer, ela morre...- a menina estava com os olhos cheios d’água. Não queria dizer isso , mas teve de dizer...
_É, eu sei bem como é...
_É, eu também sei...
_Você sabe amar?- perguntou o menino a ela com um pouco de alegria nos olhos, mas com dor no coração...
_Não...Sei? Ah!, bem... acho que sei... Talvez tenha amado uma vez...
_É? E como foi?- Fez a pergunta sem pensar, depois, ficou com medo da resposta. Já estava envolvido! E, como muitos meninos, talvez não agüentasse a resposta...
_ Comigo foi mágico!- (os olhos dela brilhavam estranho)- Era como estar num circo! Havia muita alegria, cores, palhaços, brincadeiras... Um monte de gargalhadas! Era uma felicidade estranha... dessas que a gente não agüenta ! Um friozinho gostoso na barriga... Toda vez que o via, meu coração pulava! E fazia tum-tum-tum, sim! Realmente me sentia viva... simplesmente, sentia!
_ E... então, você quer dizer que gostou?- estava meio tonto com a resposta dela. Não sabia o que esperar da menina... não podia prever nada.
_No começo sim... Todo mundo que me via, sabia! Brotava uns coraçõeszinhos de mim, sabe?-( a menina deu um sorriso lindo, desses, meio sem graça e sincero)- Eu não conseguia esconder, e também não queria! Queria mais que todo o universo soubesse! Eu amo grande... amo intenso... amo com todos os meus sentidos, ultrapasso todas as barreiras do entendimento, porque não existiria uma sequer palavra no mundo para descrever meu modo de amar alguém!
_Nossa!-( ele estava assustado com ela e encantado...)- Como você ama bonito!- ( o coração dele sentiu um pouco de insegurança)- Mas, acabou? Hoje você não ama, né?- essa resposta ele realmente queria saber...
_ Vamos dizer que minha sementinha, chamada amor, está dormindo! Ela teve seu papel e o fez muito bem... daí ela se aposentou e decidiu descansar para, um dia, quem sabe?, germinar de novo...
_ Amar dói?
_ Depende...
_ Como assim?- agora ele não entendia mesmo, mais nada!
_ Assim, oras! Felicidade dói? Sofrer é bom? Querer é preciso? Solidão é necessária? –( fez cara de ironia pra ele e continuou...)- A resposta é bem clara: De-pen-de! Eu já sofri de tanta felicidade... era uma dor estranha, dessas que você quer sentir! Então, felicidade dói e sofrer é bom! Eu também sei de uma coisa horrível : Que é preciso precisar , precisar e sem piedade, precisar de alguém... mas daí, percebi que precisava mesmo de mim... pra mim, querer é preciso e solidão, necessária! Amar dói também, mas é bom! A gente tem vontade de amar, amar e amar até o fim... e sempre espera o fim... começa o amor, pensando no fim!- (silêncio! Pausa dramática!)- Infelizmente! Ninguém tem Dom pra felicidade eterna! Então, por melhor que esteja, por mais explosões que você tenha, a gente sabe. Sabe apenas por saber...Sabe e sofre! E dói muito... e passa e volta...
_Ah! Acho que te entendi agora...
_É difícil amar...
_Mas deve ser bom...
_Tem que ser eterno enquanto dure! - ela rio, sendo clichê citando Vinícius de Moraes...
_ Eu só me apaixonei... acho que nunca amei... será que eu sei amar? – envergonhado. Seu rosto corou rápido e seu coração pulou mais forte...
_ Sabe! Todo mundo sabe...
e continuou...
É só uma questão de aprendizagem!
_ No fundo é isso mesmo! E eu ainda estou aprendendo a viver...-(tomou de todas as suas forças)- Você me ajuda?- procurou a mão fria da menina...
_ Agora eu seguro a sua mão! Não quero te deixar a beira do nada do tamanho daquilo que te mostrei... Mas, quando você conseguir andar sozinho, quando você não mais se prender ao organizado e a essa mão que te guia, você irá sozinho... sem medo!- caiu uma lágrima de seu olho esquerdo...
_ Você... vai embora?- apertou firme a mão dela, com medo dela soltar e deixá-lo só...
_ Quando você estiver pronto! Quando não mais precisar de mim...
_ Eu não quero! Nunca se vá... Fique, sempre!- falou com um desespero no fundo da alma, deixando cair uma lágrima de seu olho direito...
Ela olhou para ele com seus olhos vagos e sonsos, olhos de quem sabe e não diz...
Apertou forte sua mão com a dele...
Beijou seu rosto de menino e, sentiu em seus lábios o gosto salgado dessa sua lágrima...
Era como beber sua alma...
Foi soltando devagar sua mão... e, enfim, disse:
_ Acho que me vou... Você já está pronto para amar alguém...

_______________( DESESPERO!)_____________________




Cristina Matsuoka



“Vem cá, que está me dando uma vontade de chorar,
Não faz assim,
Não vá prá lá...
Meu coração vai se entregar a tempestade...
(...)
Meu coração já se cansou de falsidade!”
Marcelo Camelo